Veja como é possível alavancar as vendas até o meio do ano com algumas técnicas e ferramentas para dar um gás nos negócios.
A força-tarefa é a primeira estratégia de quem quer engajar a equipe e bater as metas não acumuladas ao longo do período. Mesmo sendo eficaz, será que não é o caso de se precaver e analisar formas de antecipar a conclusão desses objetivos? Estar no controle dos negócios é justamente ficar de mãos dadas com as análises, mapeamentos, dados e planejamento. Todo bom negócio se prepara para bater as metas antes do esperado.
O ideal é, de repente, ter dois caminhos de planejamento: aquele que seria o ideal e, o mais realista, sendo o segundo a base para a execução das suas atividades. É totalmente válido entender e abraçar as próprias necessidades locais, respeitando a realidade dos seus negócios.
Por onde começar?
Antes mesmo de colocar as metas para correrem na rua, é importante que tenha em mãos planos alternativos prevendo possibilidades de erros. Sabemos que a ambição e o desejo de conquistar mais praças é sempre maior e move qualquer pessoa que está a frente de um empreendimento, porém, você também já sabe que a gestão é um pilar fundamental para quem colabora com os seus negócios. Isso significa que a segurança de que existe um planejamento para qualquer situação é essencial para motivar sua equipe, ainda mais quando estamos focados em vendas.
Por isso, analise bem sua meta mais ambiciosa, tenha coragem de colocar para acontecer, mas entenda que o tempo de execução dela pode ser um pouco maior ou que os obstáculos exigirão mais tempo para serem solucionados . Dessa forma, analise os cenários, conjuntura e realidade e, dessa forma, tenha na manga outros planos que poderão surtir efeitos parecidos ao final da caminhada. Assim existe também a possibilidade de dinamizar a equipe.
Etapas para organizar e agir
Mesmo analisando fica mais difícil saber por onde começar, ainda mais sem ter tido uma referência empreendedora anterior. É por isso que você pode separar suas demandas baseadas em cinco etapas básicas de um objetivo de metas:
- Organização: Aqui ficam todas as pendências de ordem de movimentação, seja uma demanda de estoque, contagem de produtos, ou mesmo uma avaliação da equipe. Nessa etapa fica de fora os processos, focando apenas na listagem de coisas que precisam ser organizadas de um modo geral.
- Revisão de processos: Nesse momento mais específico, fica estabelecido o compromisso efetivo das metas, tendo como base a organização geral. É necessário o auxílio dos líderes de cada segmento ou mesmo de alguém que possa trocar experiências, uma vez que essa seja uma etapa que depende de olhares diferentes sobre um mesmo ponto de vista. Nessas reavaliações, muitas vezes, são diagnosticados detalhes que podem acelerar as metas, minimizando possíveis danos.
- Alinhamento de cultura: essa reorganização, valores e missão de uma empresa precisa ser interesse coletivo, onde todos os colaboradores estejam envolvidos e engajados para tornar os objetivos em realidade. É por isso que é importante essa etapa de afinamento, em uma reunião ou mesmo atividade que quebre a rotina, para definir e ecoar os padrões de conduta como estímulo ao sucesso.
- Tração para resultados: Com uma equipe organizada, é ainda mais fácil reforçar as metas traçadas, criando aqui planos e organizações que possam solidificar os resultados. Você pode consultar algumas dicas para se planejar ainda melhor aqui ou mesmo conhecer o mapeamento desse planejamento clicando aqui.
- Lucratividade: Essa é a etapa que mais interessa todos os envolvidos. Para estimular a equipe, você pode criar pequenas campanhas de incentivo, seja com bonificação ou reconhecimento. A etapa de lucratividade é quando todos os planos entram em ação, com resultados e aumento de lucros dos negócios.
Modelo inteligente
Uma técnica que pode agregar aos negócios de forma coletiva e individual, com foco no cumprimento das metas e nos resultados, é com o modelo SMART. Trata-se de um acrônimo, que traduzido do inglês significa “inteligente”, onde cada letra representa uma ação para o planejamento das metas. Esse é um método já conhecido no marketing e que há muito gera resultados, dando espaço e ideias para cada empresa designar suas próprias metodologias.
Cada letra do SMART significa:
• S – Specific: Específico. São objetivos pontuais, sendo mais diretos e menos complexos. Geralmente vão além de “aumentar as metas”, mas sim “crescer até 15% no setor X da empresa”. Vale aqui determinar o quanto se deseja crescer, quem vai ser a pessoa responsável e caminhos para chegar nesses objetivos.
• M – Measurable: Mensurável. São metas quantitativas, como volume de vendas, entrada, conversão ou projeções gerais. Esse é o número que se deseja atingir, sendo um jeito de monitorar o desempenho para que possa ser avaliado e corrigido. Dessa forma você antecipa erros e consegue desviar o caminho, caso seja necessário.
• A – Attainable: Atingível. É pensar na realidade da sua empresa e do processo. Aqui você sai do plano de ideias e entra no escopo real, considerando os recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis. Você tem os objetivos, nessa etapa é o momento de entender como se comportam dentro das suas necessidades atuais.
• R – Relevant: Relevante. Como essa meta impacta nos negócios? O tempo de execução será relevante para o resultado obtido? O fator de prioridade de cada foco é fundamental para saber como e quando colocá-los em prática.
• T – Time based: Temporal. A longo, médio ou curto prazo, o período de cumprimento da meta precisa ser definido e, às vezes, até fragmentado. Por exemplo: ao invés de estipular apenas uma meta final, por que não ter etapas de pequenos objetivos a serem completados até chegar no lugar esperado?
Perguntas certas
Existem 5 perguntas-chaves para se fazer que ajudam a responder se você de fato está no caminho certo ou se suas metas são claras, uma vez que a não definição direta dessas pode ocasionar na complicação da realização de todas, complicando inclusive a atuação plena da sua equipe.
Com um mapeamento ou estudos de como seu mercado se comporta é possível inclusive identificar onde pode ser o maior desafio da sua meta para, desse jeito, entender onde você pode pedir por reforços. Existem casos em que a tecnologia pode ser muito aliada para quem tenta fazer as previsões manualmente e acaba se afundando nas planilhas, que é a de recorrer aos softwares específicos para acompanhar os gráficos e conquistas.
Ainda assim é recomendado que analise o histórico das suas vendas, dos seus negócios, e de todo o trâmite de processos. Quanto maior é o controle da gestão, melhor é o desempenho da empresa. Mas, lembre-se! Controlar não é exatamente centralizar tarefas, pelo contrário. O mais importante é que todos os envolvidos estejam cientes dos passos dos negócios e que todos sejam interdependentes para realizar as respectivas tarefas.
Em uma dinâmica em grupo ou mesmo com a equipe, ou líderes de negócios, respondam a cinco questões abaixo. Identifique aquela que não está mais clara e tente rever na etapa de reavaliação do processo:
Qual o objetivo principal deste ano?
Quando conseguimos alcançá-lo?
O que já temos para realizar e o que não temos ainda?
Quais são os caminhos que precisamos evitar para atingir o sucesso?
Existe alguma boa prática do ano passado que pode ser aplicada neste objetivo?
Promova seu negócio presencialmente
As viagens corporativas também possuem grandes impactos na hora de atingir suas metas antecipadamente.
Além de agregar valor ao seu negócio, produto ou serviço fazendo com que ele seja visto para além dos horizontes por novas pessoas, viajar também oferece a possibilidade de fechar novos contratos com um mesmo ou novo cliente.
E para isso, contar com soluções tecnológicas te coloca a frente de outros negócios. Por isso, conte com plataformas e soluções como:
– Kanban: para gestão de tarefas
– Square for retail: para gestão de estoque
– Yupee: para gestão financeira
– Pipedrive: CRM para Gestão de vendas
– Kontrip: para gestão de Viagens Corporativas
Agora que você já sabe como atingir suas metas antes do semestre acabar, não deixe de BAIXAR os melhores dashboards que todo empreendedor precisa ter para monitorar seus ótimos resultados e alcançar o sucesso mais rápido.