O mercado vem mudando constantemente, e o empresário que não se adapta às novas tecnologias, pode ficar em desvantagem. Novas ferramentas surgem a todo momento, substituindo ideias e processos antigos, tornando tudo mais eficiente.
No início, essas ferramentas eram restritas apenas aos grandes negócios, mas agora muitas delas já estão à disposição, e todos podem ter acesso.
MAPEANDO PROCESSOS EM 5 PASSOS
Acompanhar e mapear os processos dentro da sua PME é importante por dois motivos: padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhoria. Para isso acontecer, você pode se basear em cinco passos principais:
- Determine objetivos: qual a razão do processo existir? Para que ele vai servir? Quais os riscos?
- Inputs e Outputs: identifique as saídas (entregas finais) e entradas (ideias que agregam valor) em cada novo processo
- Conheça os clientes: fique atento às necessidades do seu público e como ele interage com o seu negócio
- Encontre bons fornecedores: seus processos se tornarão mais objetivos com os terceirizados certos
- Analise melhorias: entenda que haverão pontos a serem ajustados e faça correções.
Além disso, é importante lembrar que o mercado das PME’s vive em constante mudança, e por isso, é essencial que os gestores compreendam cada passo do funcionamento da empresa, a fim de construir uma cultura organizacional baseada em desempenhos e novos processos.
ACOMPANHE OS NOVOS PROCESSOS
Sabe aquele ditado “o olho do dono é que engorda o gado”? Essa frase nunca fez tanto sentido como agora, na implementação de novos processos.
Depois de seguir os cinco passos acima, acompanhar de perto cada uma das etapas é primordial para o desenvolvimento do seu negócio.
Avalie falhas, verifique resultados e ajuste de acordo com o tempo. Essa gestão de processos é algo que sempre estará em movimento.
OS MOMENTOS FINAIS
Para os novos processos dentro do seu negócio, deve existir um Plano de Ação macro. Ele é a parte que irá tornar viável a conquista dos objetivos estratégicos.
Por exemplo, além de detalhar as ações que serão executadas, deve ficar explícito também as previsões de datas de implementação e quais funcionários serão os responsáveis por elas.
Cada um dos processos devem ser vinculados aos objetivos
estratégicos. É também importante a definição da ordem de prioridades com a qual eles serão executados.
INSPIRE-SE NO DIFERENTE
Cada vez mais as PME’s têm se inspirado no modelo de gestão das startups, mais disruptivo e inovador, onde tudo acontece com mais agilidade e colaboração de todos os envolvidos.
A gestão, no caso das startups, é baseada totalmente em aprendizado, métricas, estratégias de planejamento e retornos rápidos. Isso vai contra a maré do mercado tradicional, mas vêm dando resultados muito mais positivos e criativos!
Podemos citar duas empresas grandes, que tiveram novos processos de sucesso. A primeira delas é a Magazine Luiza, considerada uma das empresas mais inovadoras da América Latina. Eles criaram o LuizaLabs, um laboratório de inovação focado em novos produtos. Além de seguir tendências, a MagaLu aposta na multicanalidade, com integração estratégica entre lojas físicas e e-commerce, seguindo as tendências do mercado!
Um outro exemplo é a CargoX, uma empresa especializada em logística de cargas. Ela conseguiu, por meio de novos processos, unir caminhoneiros e empresas que precisam de serviços de entrega de grandes cargas. Além disso, ela reduziu a emissão de carbono em mais de 30%, uma vez que a quantidade de caminhões vazios na estrada diminuiu.