A chave para acelerar seu negócio

O mercado vem mudando constantemente, e o empresário que não se adapta às novas tecnologias, pode ficar em desvantagem. Novas ferramentas surgem a todo momento, substituindo ideias e processos antigos, tornando tudo mais eficiente. 

No início, essas ferramentas eram restritas apenas aos grandes negócios, mas agora muitas delas já estão à disposição, e todos podem ter acesso.

MAPEANDO PROCESSOS EM 5 PASSOS

Acompanhar e mapear os processos dentro da sua PME é importante por dois motivos: padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhoria. Para isso acontecer, você pode se basear em cinco passos principais:

  1. Determine objetivos: qual a razão do processo existir? Para que ele vai servir? Quais os riscos?
  2. Inputs e Outputs: identifique as saídas (entregas finais) e entradas (ideias que agregam valor) em cada novo processo
  3. Conheça os clientes: fique atento às necessidades do seu público e como ele interage com o seu negócio
  4. Encontre bons fornecedores: seus processos se tornarão mais objetivos com os terceirizados certos
  5. Analise melhorias: entenda que haverão pontos a serem ajustados e faça correções.

Além disso, é importante lembrar que o mercado das PME’s vive em constante mudança, e por isso, é essencial que os gestores compreendam cada passo do funcionamento da empresa, a fim de construir uma cultura organizacional baseada em desempenhos e novos processos.

ACOMPANHE OS NOVOS PROCESSOS

Sabe aquele ditado “o olho do dono é que engorda o gado”? Essa frase nunca fez tanto sentido como agora, na implementação de novos processos. 

Depois de seguir os cinco passos acima, acompanhar de perto cada uma das etapas é primordial para o desenvolvimento do seu negócio. 

Avalie falhas, verifique resultados e ajuste de acordo com o tempo. Essa gestão de processos é algo que sempre estará em movimento. 

OS MOMENTOS FINAIS 

Para os novos processos dentro do seu negócio, deve existir um Plano de Ação macro. Ele é a parte que irá tornar viável a conquista dos objetivos estratégicos. 

Por exemplo, além de detalhar as ações que serão executadas, deve ficar explícito também as previsões de datas de  implementação e quais funcionários serão os responsáveis por elas.

Cada um dos processos devem ser vinculados aos objetivos

estratégicos. É também importante a definição da ordem de prioridades com a qual eles serão executados.

INSPIRE-SE NO DIFERENTE

Cada vez mais as PME’s têm se inspirado no modelo de gestão das startups, mais disruptivo e inovador, onde tudo acontece com mais agilidade e colaboração de todos os envolvidos. 

A gestão, no caso das startups, é baseada totalmente em aprendizado, métricas, estratégias de planejamento e retornos rápidos. Isso vai contra a maré do mercado tradicional, mas vêm dando resultados muito mais positivos e criativos!

Podemos citar duas empresas grandes, que tiveram novos processos de sucesso. A primeira delas é a Magazine Luiza, considerada uma das empresas mais inovadoras da América Latina. Eles criaram o LuizaLabs, um laboratório de inovação focado em novos produtos. Além de seguir tendências, a MagaLu aposta na multicanalidade, com integração estratégica entre lojas físicas e e-commerce, seguindo as tendências do mercado!

Um outro exemplo é a CargoX, uma empresa especializada em logística de cargas. Ela conseguiu, por meio de novos processos, unir caminhoneiros e empresas que precisam de serviços de entrega de grandes cargas. Além disso, ela reduziu a emissão de carbono em mais de 30%, uma vez que a quantidade de caminhões vazios na estrada diminuiu. 

Agora que você já sabe alguns pontos importantes para implementar um novo processo dentro de uma PME, que tal conferir o maior segredo de gestão das startups? BAIXE o nosso e-book!