Os fluxos de trabalho sofreram mudanças com a chegada de novas ferramentas digitais e, apesar de algumas pessoas afirmarem que a tecnologia diminui o contato interpessoal, no mundo das PME’s é totalmente o contrário: ela favorece a comunicação entre colaboradores e gestores, melhorando muito a interação.
Realizar uma gestão moderna, integrar equipes e construir novos projetos para obter melhores resultados está ficando cada vez mais simples. Mas mesmo assim, o planejamento continua sendo um passo fundamental na jornada da sua empresa. De nada vai adiantar investir em tecnologia de gestão se ela não estiver alinhada com a sua estratégia!

Mas existem processos e formas de usar a tecnologia a seu favor e fazer seu negócio prosperar ainda mais. Veja mais no decorrer do artigo.
SELECIONANDO POSSÍVEIS CANDIDATOS
Na gestão de pessoas, o uso da tecnologia pode gerar grandes mudanças no processo de recrutamento, principalmente quando falamos de conhecer os perfis de cada candidato.
Por meio de ferramentas de pesquisa, testes e também das redes sociais, é possível conhecer características e competências dos colaboradores, e ver se é compatível com o que a sua empresa acredita.
Além disso, em tempos de trabalho remoto ou mesmo híbrido, a tecnologia otimiza o tempo, uma vez que é possível fazer entrevistas e reuniões virtualmente. Isso pode transformar a sua relação com seus funcionários!
A GAMIFICAÇÃO
Esse é um método que utiliza jogos para realizar tarefas mais corporativas. Utilizar essa estratégia deixa o trabalho menos pesado e desconfortável para as pessoas. Ou seja, torna a rotina mais leve e mais engajada.
Mas que tipo de jogo? É uma elaboração de regras, desafios e premiações que a empresa implementa. Por exemplo, lançar uma dinâmica, concurso interno ou até mesmo uma competição entre as áreas.
Outra estratégia de gamificação é promover cursos e treinamentos, cumprir metas antes do tempo, etc. Com a ajuda da tecnologia, o gestor e o RH conseguem registrar a evolução de cada colaborador e oferecer benefícios a cada fase concluída.
A INTERNET DAS COISAS
Esse termo vem do inglês, Internet of Things (IOT), e é usado para designar objetos e equipamentos que se conectam à internet para interagir com outros dispositivos, criando assim uma ampla rede de informações.
Essa estratégia consiste em um processo de interação entre sistema e equipamentos tecnológicos. Um exemplo simples e conhecido é o “ponto”, que dá a possibilidade de acompanhar os horários de saída e entrada dos colaboradores, através de um computador.
Ou seja, você estaria fazendo isso apenas olhando para um equipamento computador) conectado a um sistema (planilha). Isso é essencial quando se quer ter um relatório da jornada de cada um dentro da empresa, por exemplo.
Interagir com os meios digitais é realmente uma forma eficaz de controlar e desenvolver a gestão administrativa do seu negócio. Vale ressaltar ainda que, com a junção dos mundos físico e digital – que vem aumentando mais a cada dia – as empresas podem oferecer produtos e serviços mais diferenciados e versáteis, melhorando a experiência de compra dos clientes!

A OTIMIZAÇÃO DO HOME OFFICE
Com a pandemia, tivemos muitas mudanças nos formatos de trabalho e regime de jornadas dos funcionários, tornando o home office algo natural e parte do futuro de mais da metade das empresas.
As ferramentas de controle de trabalho anteciparam um processo que já tinha grandes chances de acontecer, mas em um futuro distante. Assim, os gestores perceberam que conseguiam, sim, implementar esse novo modo de trabalho sem grandes dificuldades, almejando resultados mais positivos.
Mas para que o home office consiga se desenvolver e prosperar, além de seguir algumas dicas para a rotina do dia a dia, é fundamental que exista um investimento em tecnologia. Ela deve ser utilizada em todos os fluxos de trabalho, desde o controle da jornada até o acompanhamento e entrega de atividades.
CONCLUINDO
Vimos que o uso bem planejado das tecnologias da gestão de pessoas dentro do seu negócio pode ser algo visivelmente transformador. Os impactos positivos devem ser vistos por todas as áreas, para que todos possam se sentir parte da mudança.