Como tornar a Gestão Comercial mais lucrativa

Se você chegou até aqui, com certeza está procurando deixar a gestão comercial do seu negócio mais lucrativa, de forma que possa mudar o rumo da empresa para uma ascensão ainda mais vantajosa 

Um bom produto gera um grande interesse, mas uma boa gestão faz com que os negócios possam girar ainda mais. Criar estratégias e planos de ação são ainda mais importantes, sendo um dos principais fatores de sucesso dos seus negócios. Afinal, a oferta não se vende sozinha, é preciso ter uma história para contar, um time engajado e um processo bem desenhado. 

E existem várias ramificações de gestão. É possível focar em pessoas, números, áreas específicas da empresa e em qualidade – essa última é como um pilar da governança, sendo uma espécie de espelho na forma como os empreendedores conduzem a empresa. É nessa etapa dos negócios que pode ser capaz de identificar erros, sugerir melhorias que transformam os seus negócios e tornam o produto mais competitivo no mercado. 

Mesmo as empresas mais tradicionais sempre estão realinhando suas gestões. Isso é porque todo e qualquer produto depende das pessoas, para ser vendido, comprado ou divulgado. Como o comportamento de compra e de trabalho estão constantemente em transformação, se faz necessário repensar também os processos. 

Foque na produtividade do seu time comercial


O maior benefício da boa gestão é o aumento da produtividade. Quando a equipe está inserida com base em uma gestão organizada, certamente o desempenho acelera também. E isso pode ser incentivado de forma técnica, como identificar um colaborador que tem um melhor desempenho em determinada função e reconhecê-lo (simbolicamente ou financeiramente). Esse ato incentiva o ecossistema inteiro da equipe, tornando-se um exemplo. 

Tendo isso como rotina, se torna mais orgânico também incentivar o time, afinal toda pessoa reconhecida se sente valorizada e motivada. 

Outro tópico é sobre a eficiência das tarefas. Ter o mapeamento dos processos, como um pipeline, é ter um facilitador para identificar as tarefas que estão tomando tempo ou que estão mais ágeis. Assim, fica melhor também para pensar em soluções ou eliminar processos que estão sobrando, seja na metodologia ou no tipo de ferramenta. 


Reavalie a forma como as finanças são organizadas

Pensando em um controle mais eficiente de fornecedores, forma de diminuir o desperdício na produção, investimentos em marketing e vendas, automatização dos processos, dentre outros. A transparência e o planejamento são palavras-chave para o bom desempenho dessa gestão. Isso significa manter e criar planilhas de fluxo de caixa sempre atualizadas com entradas e saídas, considerando às vezes alguma ferramenta que possa ajudar. O controle aqui é prioridade junto ao planejamento estratégico.

Benchmark

Olhar para outros negócios de outras empresas pode ser importante para entender como você pode melhorar os seus processos. Isso não significa que é necessário seguir tendências, nem imitar o formato do concorrente. Mas sim ter a percepção e análise de como o seu mercado funciona. Muitas vezes, analisando o processo do outro é possível eliminar possíveis erros nos processos internos  e mais – fica mais fácil se precaver de cair em falsas tendências. Lembre-se que o primeiro lugar pode ser o mais disputado, mas o lugar sólido é sempre o mais difícil de se alcançar. 

Tem momentos que vale mais a pena observar e ter como case as atitudes e oportunidades de quem está de fora. Isso pode ser feito anualmente, não existe uma necessidade urgente. Leve para si como aprendizado e, quem sabe, você pode até dividir com sua equipe. Pode ser um exercício interessante e até criativo! 

Observe seus estoques

Muitas vezes, principalmente para quem ainda não tem uma equipe maior e fica mais focado na execução do que nos processos, é mais delicado identificar como está o andamento do estoque – que basicamente é bússola da venda para o consumidor final. Por isso, é altamente recomendável que tenha em mãos ferramentas ou técnicas que vão facilitar o desempenho dos produtos que estão parados ou que vendem mais. Você pode se surpreender, pois a percepção do dia a dia camufla os números reais! 

As pessoas são importantes

Quando falamos de gestão, o pensamento fica diretamente ligado aos processos dos produtos, serviços e qualidade de entrega. Entretanto, lembre-se sempre que as pessoas são os principais influenciadores e impulsionadores dos seus negócios. Embora pareça demorar mais tempo para garantir uma expansão, valorize e garanta que seus colaboradores estão tendo experiências compatíveis às expectativas. Traga mais a linha de frente para a participação dos processos, uma vez que só quem está no dia a dia pode ter uma clara visão de problemáticas que parecem não serem fáceis. O pertencimento e o engajamento são movimentos preciosos para quem dedica-se aos seus negócios. 

Aproveite para ousar em estratégias presenciais

As viagens a negócio podem ser um excelente meio de melhorar as oportunidades de vendas, assim como de construir relacionamentos mais sólidos com os clientes.

Mas nos dias de hoje, em que a pandemia ressignificou o contato pessoal, muitas empresas estão esquecendo completamente a importância de visitar seus clientes e parceiros comerciais.

Afinal, uma conversa via Zoom ou outra plataforma pode ajudar a manter o contato neste período. Mas ela não substitui a força de um relacionamento próximo e do aperto de mão.

Para isso, você pode contar com a Kontrip. Uma agência especializada em viagens corporativas, com soluções para poder viajar o mundo a negócio e ainda contribuir para sua gestão ser ainda mais lucrativa.

Seguindo estratégias assim, sua gestão comercial pode se tornar mais lucrativa facilmente, mas não esqueça de seguir os indicadores que uma gestão comercial deve considerar sempre para não impactar na saúde financeira do negócio ou da empresa.

Se você não sabe de quais indicadores estamos falando BAIXE AGORA o infográfico com todos eles.