Tudo para você controlar a Gestão Financeira em tempos de crise

Mesmo com a organização financeira, ainda existem riscos das finanças declinarem levemente, principalmente em momentos de baixa ou em épocas mais críticas; veja como virar o jogo 

Quando falamos em gestão financeira, organização, disciplina e controle é mais do que necessário para o sucesso e desenvolvimento nos negócios. Entretanto, a realidade de quem lida com isso diariamente é mais delicada do que a teoria, ainda mais quando um empresário(a) está iniciando ou mesmo para as situações de líderes que cuidam da maior parte das burocracias. E é natural acontecerem alguns deslizes ou pequenos erros causados pela falta de experiência ou intimidade com o assunto. 

Muitas dessas falhas estão na clássica confusão entre o que são gastos pessoais e empresariais, falta de planejamento financeiro, contratação de dívidas sem previsão de receitas ou mesmo ausência de auxílio profissional. Caso você perceba que seus negócios estão caminhando para um desses lugares, primeiramente parabéns por diagnosticar sem entrar num risco ainda maior e segundamente venha conosco para ver algumas dicas de controle financeiro em tempos de crise. 

Contas na mesa
Antes de qualquer ação, o mais importante é a análise e observação. Dessa forma, o primeiro passo é criar levantamento de todas as despesas previstas para os próximos três meses. Nesse estudo coloque todas as contas que envolvam o desempenho da empresa, como aluguel, água, água, luz, materiais de uso, internet, etc. Entenda quais são os maiores gastos e onde é possível controlá-los de alguma forma. O mais importante é conseguir visualizar o fluxo por onde seu dinheiro percorre ao longo do mês. 

Dessa forma, é possível encontrar com mais facilidades soluções para agir corretamente e evitar piores situações, priorizando as despesas com maior impacto nos negócios e que sejam passíveis de negociação. Entenda quais são os valores mais altos e quais são as contas que mais impactam nos negócios. Só então será possível criar táticas que possam reduzir os custos ou que possam ser diluídas em outros fluxos. 

Redução total

Após identificar as contas e entender quais são as possíveis oportunidades de redução, cria-se a oportunidade de ajustar as despesas de acordo com a situação vigente. Existem algumas estratégias para realizar esse tipo de negociação, como: 

⦁ Negociar com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento dos seus acordos, de repente criando alguma vantagem para compensar o tempo maior de pagamento. 

⦁ Caso as dívidas sejam de instituições financeiras. Procure renegociar as parcelas pensando em aumentar o prazo de pagamento, adequando o valor pago por mês ao seu faturamento.

⦁ Durante o período de readequação financeira, evite absorver mais dívidas que não sejam de prioridade alta ou em caráter de necessidade para dar continuidade nos negócios. É claro que uma melhoria ajuda inclusive na autoestima profissional, mas aguardar para momentos mais adequados pode levar para caminhos ainda mais prósperos. 

Aumento do faturamento

Agora que o controle está mais organizado e é possível identificar quais são os pontos sensíveis dos seus negócios, chega o momento de criar táticas para aumentar o faturamento do seu empreendimento. Sabemos que não existe uma fórmula rápida e nem um caminho fácil para aumentar as vendas, porém é possível recorrer a caminhos experientes que geram resultados sólidos em um tempo hábil importante para gerar lucro e conseguir quitar aos poucos as pendências. Que tal tentar fazer: 

⦁ Promoções de produtos que estão há um tempo no estoque ou mesmo criando kits que possam fazer um giro das mercadorias que ficam paradas por muito tempo. É possível, inclusive, criar um dia específico só de opções em ponta de estoque, mix de entregas ou cross de marcas, dependendo do seu negócio. Caso o seu ramo esteja ligado aos serviços, procure criar parcerias com profissionais que tenham a ver com a sua empresa, em busca de indicações ou serviços cruzados. 

⦁ Entregas a domicílio ou que ofereçam algum diferencial. Lembre-se de que todo cliente é um potencial influenciador que pode indicar o seu trabalho, por isso faça desse momento final o mais confortável possível. Aproveite também para criar estratégias de fidelização no momento de enviar o produto a domicílio, isso pode prolongar a relação e tipo de compra.

⦁ Diversificação de pagamentos, uma vez que atualmente o valor monetário mudou bastante nos últimos anos. Poucas são as pessoas que estão com dinheiro em espécie, por isso aproveite da tecnologia para oferecer ainda mais praticidade na hora da compra. 

⦁ Contato direto periódico, mas que não seja invasivo. Tenha em mãos os contatos dos clientes mais fiéis e crie uma comunicação que vai além das novidades. Existem várias formas de dialogar com os consumidores, enviando cupons de desconto, criando conteúdos especializados sobre o tipo de produto ou serviço que você oferece, conversando diretamente e até mandando catálogos via digital. É sempre interessante manter esse diálogo via  Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.

Calendário de viagens
É mais do que importante ter um controle de deslocamento, principalmente se seu negócio depende de visitas locais. Dessa forma, vale contratar serviços especializados que vão entender o seu mercado e necessidade. A Kontrip, por exemplo, oferece um atendimento 24 horas para ajudar você a realizar sua viagem de forma segura e com o melhor custo-benefício. São tarifas exclusivas para voar usando o CNPJ em roteiros nacionais ou internacionais também. 

Usando uma agência especializada como a Kontrip, é possível ter acesso a todas as viagens realizadas por você e/ou sua empresa por meio de relatórios online e painéis integrados com fluxo de aprovação para auxiliar na redução de custos e controle de despesas.

Tenha mais ferramentas para os seus negócios 

Conheça os indicadores que uma gestão comercial deve considerar para não impactar na saúde financeira de uma empresa clicando aqui.