Gestão comercial: 4 passos para se organizar em 2023

O ano já começou, o planejamento está em dia e, agora, vem a parte mais importante para gerar resultados: tirar os planos do papel e melhorar sua rotina nos negócios.
Quem é microempreendedor sabe como é importante criar uma rotina de gestão comercial, principalmente para colocá-la em prática e encontrar caminhos que estão mais adequados aos objetivos do ano vigente. Essa rotina envolve todas as áreas da empresa, passando pela gestão de equipe, financeira e até individual. Portanto, depois de estruturar as etapas de ação do seu planejamento anual, coloque essas práticas em suas atividades para começar nos primeiros meses do ano da melhor forma possível.
Vale reforçar que, caso você tenha uma equipe, esse tipo de cuidado é uma forma de estimular as pessoas que estão ao seu redor, colaborando com os seus negócios, demonstrando movimento, crescimento e ação. Lembre-se: todo bom negócio tem um excelente conceito, um plano sólido e uma prática em constante movimento.
Caso queira começar hoje, você pode aprimorar sua rotina de gestão em quatro passos:

01. Previsão de vendas

Conhecido também como “Forecast”, é uma forma de ter uma previsão comercial desse ano. Na prática é esquematizar previamente os possíveis negócios que poderão ser feitos até o fim do ano vigente. É possível, por exemplo, se basear nos meses que geralmente têm mais alta, datas comemorativas, perfis de clientes em potencial, possíveis novas praças, entre outras especulações.
Importante reforçar que não será isso que vai alavancar suas vendas, mas sim ajudar a se precaver de qualquer imprevisto ou mesmo encontrar táticas para criar planos de ações focado não só no comercial, mas na relação com o consumidor também. Você terá em mãos desde o começo um mapeamento das suas vendas. Dessa forma, é possível ter uma base de entrada e saída de caixa, criando assim espaço para entender onde estão as oportunidades.
Isso é feito com coleta de dados, onde basicamente você pode criar esse mapeamento e, a partir dele, identificar a taxa de conversão para entender como será o seu faturamento. Imagine, por exemplo, que você sempre tenha uma alta de vendas no mês de maio. Análise como será esse período em 2023, quais serão os eventos que podem potencializar ou diminuir esse momento, ticket médio e possíveis conversões. O mesmo pode ser feito em meses de baixa. Percebe que desde já é possível desenhar estratégias para recuperar o fôlego?!

02. Reunião do mapa dos negócios

Também chamado de “pipeline”, o mapa dos negócios é uma forma de organização que mostra visualmente o andamento da área comercial. Assim fica fácil encontrar de forma visual as etapas de crescimento e evolução de uma empresa, principalmente quando estamos falando de negociação. Assim a equipe toda enxerga em que nível está cada fechamento de negócios, seja na fase de proposta, análise ou fechamento, por exemplo.
Muitas pessoas podem ter até um tipo de “status”, mas o fundamental aqui é manter uma rotina de reuniões de pipeline. Reunir e integrar as equipes responsáveis pelos andamentos dos negócios poderá trazer para o seu empreendimento um outro tipo de evolução. Reúna-se uma vez por semana com a equipe do comercial para acompanhar o atendimento das atividades, assim você evita dificuldades na comunicação ou nos processos, traz acolhimento para os novatos e ainda consegue usar esse momento para engajar ainda mais o time.

03. Tem equipe? Converse com eles!

Dedique 01 hora, ou 30 minutos, para ter um bate papo olho no olho com os seus colaboradores. Esse é um espaço para se aproximarem, uma vez que a relação é a chave fundamental para um bom trabalho. Essa é a hora para ouvi-los mesmo, sem julgamentos, e entender a realidade do que está acontecendo no dia a dia. A rotina de quem gere negócios é intensa, por isso muitas vezes é comum se distanciar dos processos. Essas conversas podem ser transformadoras para todos os envolvidos. Caso você não conte com uma equipe, é possível estender esse tipo de conversa com seus fornecedores. Até porque, muitas vezes, ficamos tão focados em referências que esquecemos que as melhores soluções chegam a partir das trocas. Pratique mais isso em 2023!

04. De olho no que os grandes fazem

Alinhar os discursos com as grandes empresas é interessante para você mesmo estar em movimento com as tendências de consumo e comportamento das pessoas a sua volta. Não é necessário pegar para si um discurso encorpado, mas é importante ter atenção aos movimentos das grandes empresas. Alguns exemplos: se você está no mercado têxtil é mais do que fundamental alinhar seus valores à sustentabilidade e meio ambiente; se é mais focado em alimentos é prioridade ampliar os cardápios para diferentes dietas, e por assim vai. Mais do que uma ferramenta, estar atento aos detalhes e movimentos de quem te inspira fará você encontrar novas soluções (mesmo que adaptadas) para a sua realidade.

05. Aprimore suas técnicas

É importante sempre acompanhar e testar novas tecnologias, ferramentas e conteúdos para aprimorar suas técnicas de gestão. Cada empreendimento tem sua necessidade, por isso é sempre importante estar em movimento e contato constante com o conhecimento.

Comece por aqui e BAIXE nosso e-book GRÁTIS com 5 TÉCNICAS INFALÍVEIS para fazer com que sua gestão comercial traga mais resultados.