Entenda o que é a retenção de clientes e o que você precisa saber para construir relacionamentos de valor e duradouros com seus clientes.
A retenção de clientes é importante para os empreendedores. Esta técnica envolve o relacionamento com o cliente, desde o atendimento até o pós-venda. Dessa forma, o cliente fica satisfeito e fiel à marca.
Veja mais a seguir.

O que é a retenção de clientes?
A retenção de clientes é quando você constrói um relacionamento com o cliente que o faz fidelizá-lo à marca.
É a capacidade que uma empresa tem de manter os seus consumidores ativos e fiéis a sua marca.
Um cliente satisfeito se mantém fiel à compra dos produtos ou serviços que a empresa oferece, tornando mais fácil dele comprar novamente.
Qual a importância da retenção de clientes?
Todo empreendedor precisa dos clientes para a sua empresa. Seja produto ou serviço, as empresas estão sempre vendendo. A retenção de clientes é importante para os negócios. Isso ocorre porque as vendas recorrentes são adquiridas. Se o cliente se tornar fiel à marca, ele sempre comprará dela.
Nesse cenário, devemos lembrar que para isso acontecer, não é somente aplicar estratégias certas. É preciso conhecer bem as dores dos seus clientes. Além disso, é necessário supri-las da melhor maneira.
Além disso, você pode conquistar clientes fãs da sua marca, que vão levá-la até outros clientes e mais que isso, irão ser os defensores da marca, pois gostam muito dela.
Quais são as estratégias de retenção de clientes?
As estratégias de retenção de clientes são métodos utilizados para tornar o cliente fiel à marca. Para isso, as empresas devem identificar suas necessidades e supri-las, de forma que o consumidor fique satisfeito.
Dedicar-se a essas estratégias é uma maneira de administrar o crescimento da empresa a fim de colocar em prática os métodos certos para melhorias dos produtos, serviços e atendimento. Assim, com o cliente satisfeito a chance de uma nova compra aumenta, e o desafio se torna fazer com que esse movimento seja recorrente.
Um caminho mais avançado é conquistar os fãs da marca. Esse tipo de cliente já está satisfeito com o produto ou serviço, passa a conhecer mais a marca e sabe que a empresa oferece uma boa experiência de compra.
Dessa maneira, ele passa a indicar, se torna um fã e mais que isso muitas vezes ele se torna um defensor da marca.
Por isso, as estratégias de retenção dos clientes são fundamentais para as empresas. Nada melhor do que ter clientes fiéis que compram sempre e divulgam o seu negócio. Não é um caminho fácil, mas com as estratégias certas e oferecendo um bom produto e serviço, a expectativa é que dê muito certo.
Estratégias de retenção de clientes
Agora que você já sabe o que é a retenção de clientes e o quanto ela é essencial para o crescimento da empresa, conheça algumas delas para você aplicar no seu negócio.
· Priorize a excelência no atendimento
Um dos pilares para o sucesso de um negócio é o atendimento. Muitas pessoas que não são bem atendidas não voltam mais. O atendimento é uma etapa importante no processo de compra, onde a empresa deve focar em treinar os funcionários, e ficar bem atenta, focando na excelência.
· Diga o que o cliente quer ouvir
Esse termo é bem famoso no campo das vendas, mas tome cuidado. Não se trata de enganar seu cliente, mas sim entender bem o seu público e principalmente as suas necessidades. Entenda a demanda dos seus clientes e como agir com elas.
Nesse caso, aplicar modelos de feedback para que seu público possa opinar e conversar com sua empresa é um bom caminho. Assim, você vai conhecer mais seus clientes, entender o que eles precisam e como está sendo a sua experiência de compra.
Se tiver a oportunidade de ouvi-los, seja cordial e tente entender as suas necessidades. Dessa forma, entendendo bem o cliente, você pode dizer a linguagem dele, dizer o que ele quer ouvir e suprir a sua necessidade.
· Valorize sua marca
Invista em estratégias que gerem valor na sua marca. Muitas vezes compramos pelo valor que a marca colocou no produto e nem tanto pelo produto em si. Por exemplo, você poderia comprar um tênis de extrema qualidade, mas optou pelo de outra marca que gerou mais valor no produto e você se encantou. No fim os dois são equivalentes de qualidade, a diferença é que uma marca soube tratar melhor o valor em cima do produto.
É isso que você deve fazer com a sua marca. Crie valor e identificação com o cliente.
· Faça um programa de fidelidade
O programa de fidelidade é uma estratégia em que você incentiva o cliente a comprar mais vezes. Ofereça, por exemplo, descontos nas próximas compras, cash backs, descontos exclusivos. São maneiras de incentivá-lo a realizar outras compras no futuro.
· Crie canais de relacionamento
O bom relacionamento com o cliente é essencial para o futuro das suas vendas. Por isso, se mostre disponível. Crie canais onde o cliente possa te encontrar, resolver problemas, dar feedbacks. Você mantém uma proximidade com o cliente além de ser um caminho onde ele possa encontrar a empresa e dizer sobre suas necessidades ou problemas.
Por fim, podemos concluir que com as estratégias certas e um bom investimento na retenção do cliente a sua empresa ganhará mais clientes recorrentes e fiéis, o que irá impactar diretamente no crescimento.
Podemos ver que as estratégias de retenção de clientes são essenciais para que as empresas conheçam bem o seu consumidor e invistam diariamente em melhorias para atendê-los.
A GPME ajuda você a entender melhor sobre as melhores estratégias de marketing e vendas para que sua empresa caminhe para o sucesso dos negócios.