Como a tecnologia pode ajudar na captação de clientes

A maneira como os consumidores se relacionam com as empresas mudou. Nos últimos anos, a tecnologia passou a moldar como nos comportamos na hora de realizar uma compra, fechar um negócio ou contratar um serviço, tornando-se uma ferramenta indispensável na hora de fidelizar clientes e prospectar novos. Neste artigo você vai entender como usar a tecnologia a seu favor para captar novos clientes.

Captação de clientes: por onde começar?

A transformação digital exige mais agilidade na hora de se relacionar com um público-alvo. Em época de redes sociais e facilidades tecnológicas, dinamismo é a palavra que dita como as pessoas se relacionam com as marcas. É preciso ser rápido na comunicação, oferecer uma experiência personalizada ao consumidor e estar presente no online – nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de fechar um negócio.

Antes de adotar a tecnologia que mais combina com o seu tipo de negócio para captar clientes, é importante estudar o mercado, definir o seu público ideal, conhecer a fundo os produtos ou serviços ofertados pela sua empresa, ter um bom material de apresentação e aliar ações de marketing para cada etapa do funil de vendas.

Usando tecnologia para conquistar novos clientes

Aumentar a cartela de clientes é essencial para fazer o seu negócio crescer e se manter competitivo. Entenda agora como aliar tecnologia no seu dia a dia para conquistar clientes.

1. Crie um site atrativo para a sua empresa e invista em otimização 

Ter um site visualmente atrativo, funcional e responsivo, tanto para desktop, quanto para mobile, e investir na otimização da página é o primeiro passo para atrair mais clientes com a ajuda da tecnologia. Uma pesquisa realizada pela Hedgehog Digital apontou que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar. 

Ao otimizar o site da sua marca com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), as chances dele ser encontrado por potenciais clientes aumenta. Por isso, defina as palavras-chave que mais têm a ver com o seu negócio e faça um monitoramento mensal de tráfego. 

2. Invista em software de CRM e ERP

Softwares de CRM (Customer Relationship Management) são ferramentas tecnológicas que operam no próprio computador ou na nuvem, e que possibilitam registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com uma empresa, como nome, endereço, telefone e visitas ao site. O CRM também auxilia na hora de fazer abordagens mais eficientes, pois ele armazena todo o histórico do cliente em potencial.

Já os ERP (Enterprise Resource Planning) são softwares que oferecem uma visão unificada do negócio ao possibilitar o gerenciamento de todos os processos da empresa. Além de fazer a gestão de todas as atividades diárias, essa ferramenta indica quais são os melhores clientes da sua empresa de acordo com o histórico de compras e pagamentos, informação valiosa na hora de criar campanhas digitais para fidelizar e atrair clientes.

3. Avalie a possibilidade de desenvolver um aplicativo

Um aplicativo com a cara do seu negócio pode fazer toda a diferença na hora de prospectar clientes. O Brasil foi o 4º país que mais fez downloads de apps em 2021 e esse mercado cresce cada vez mais. Isso se deve, principalmente, às praticidades que esse tipo de plataforma oferece aos usuários, com funções mais rápidas e personalizadas de acordo com as preferências de cada cliente.

4. Aposte nos anúncios online

Uma outra maneira de atrair clientes é investindo em anúncios online no Google Adwords e nas ferramentas disponíveis em cada rede social para essa finalidade. A tecnologia por trás desses mecanismos possibilita segmentar o público que o seu negócio deseja alcançar, tornando a prospecção mais assertiva.

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ajudar na captação de clientes, leia mais sobre como ela pode melhorar a gestão do seu negócio e apoiar em diversos processos para manter um bom funcionamento da empresa.

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