Melhores aplicativos de marketing para empreendedores

Aplicativos podem ser uma mão na roda na hora de auxiliar empreendedores – dos mais diversos setores – na gestão de negócios. Quando falamos em marketing, uma área tão importante para o sucesso de qualquer empresa, as opções disponíveis na palma da mão são ainda maiores. 

Qual a importância de investir em marketing?

Além de proporcionar maior visibilidade para os negócios e gerar valor, o marketing é responsável por criar o relacionamento entre empresa e público; atrair, converter e reter clientes; garantir competitividade no mercado; aumentar a lucratividade; e melhorar a tomada de decisões, a partir de métricas e dados.

Com a transformação digital, a forma como fazemos marketing também sofreu impactos. Acompanhando as tendências tecnológicas do mundo, os novos hábitos de comportamento se fortaleceram cada vez mais no ambiente online – o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com mais de 150 milhões de usuários ativos, em sua grande maioria com idades entre 16 e 24 anos. 

A pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais os processos de transformação digital e a necessidade de adaptar os negócios para que estes pudessem sobreviver à crise. Segundo a pesquisa Panorama PMEs, realizada pelo Resultados Digitais, 85,6% das empresas apontaram que o Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Marketing Digital, seria fundamental na retomada dos negócios.

Atualmente, 64,7% de brasileiros têm acesso à internet, uma porcentagem significativa que indica um cenário favorável para que as empresas marquem presença onde o público está, investindo cada vez mais em ferramentas tecnológicas que deem maior visibilidade para elas.

Aplicativos de marketing para baixar ainda hoje

Com a ferramenta certa é possível fazer um trabalho que se destaca por sua qualidade e autenticidade, mesmo quando o empreendedor não é um expert em marketing digital. 

Selecionamos alguns dos melhores apps para você baixar ainda hoje e começar a usar no seu negócio.

1. Canva

Esse aplicativo, que possui uma versão gratuita bem completa, torna simples a  edição e criação de gráficos profissionais e de imagens para conteúdos online, além de permitir compartilhamento social integrado com as redes sociais, otimizando tempo. Disponível para Android e iOS.

2. Evernote
O Evernote é uma ferramenta que ajuda executivos e empreendedores a capturarem e organizarem suas ideias. Nele ele é possível criar notas, tarefas, listas e calendário em um único lugar. Com esse app nenhuma reunião ou ideia vai passar despercebida, ou se perder por aí! Disponível para Android e iOS.

3. Google Analytics

O aplicativo do Google Analytics, assim como sua versão para desktop, permite uma análise bem completa da performance do site ou do e-commerce da sua empresa. Com ele é possível acompanhar o tráfego em tempo real, fazer comparações de acesso entre períodos distintos e gerar relatórios. Tudo para você criar campanhas mais assertivas e facilitar as suas tomadas de decisão. Disponível para Android e iOS.

4. Google Keyword Planner

Escolher bem as palavras-chave de uma campanha ou conteúdo é essencial para alcançar mais pessoas e gerar leads. O Google Keyword Planner ajuda a descobrir quais os melhores termos para usar, o volume de buscas e o valor estimado por clique de cada palavra. Disponível para Android!

5. Trello

Organizar ideias e planejar é fundamental para criar uma estratégia de marketing funcional. O Trello, disponível para Android e iOS, permite que o empreendedor ou gestor monte uma área de trabalho, crie e organize tarefas (os chamados cartões) para definir as etapas e andamento das atividades. Nele é possível até incluir os clientes no processo de trabalho.

6. Buffer

Perfeito para quem quer produzir marketing de conteúdo com valor e periodicidade, o Buffer possibilita compartilhar e agendar conteúdos para serem postados nas redes sociais, além de obter análises em diversas mídias sociais ao mesmo tempo. Disponível para Android e iOS.

7. Qipu

Disponível para Android e iOS, o Qipu não é exatamente um app de marketing, mas ele facilita muito a vida dos empreendedores. Por isso, não poderíamos deixar de dar essa dica aqui. Com ele é possível controlar as obrigações das microempresas – inclusive os investimentos destinados para o marketing –, enviando alertas sobre contribuições fiscais, arrecadação do microempreendedor e benefícios a que ele tem direito.

Agora que você sabe quais são os melhores aplicativos de marketing para o seu empreendimento, confira dicas de como montar uma apresentação de vendas de sucesso para o seu negócio.