As melhores dicas para uma apresentação de vendas de sucesso

Não tem jeito: a primeira impressão é a que fica. Por isso, se preparar ao máximo para uma apresentação de vendas é essencial para se ter o sucesso desejado e os objetivos alcançados. Separamos algumas dicas importantes para te ajudar nessa fase decisiva para o fechamento de negócios e parcerias.

O que é uma apresentação de vendas

Para começar, você sabe, de fato, o que é uma apresentação de vendas e sua importância? Trata-se de um conjunto de elementos com fatores-chave sobre um negócio ou proposta que os empreendedores usam para tornar uma conversa comercial mais objetiva e assertiva. 

A chave para o sucesso aqui está em criar uma apresentação que seja visualmente atrativa e possua uma narrativa cativante, agregando valor ao produto ou serviço que está sendo ofertado. Outro ponto importante é sempre mostrar soluções para as dores do público-alvo ou (potencial) cliente.

Ao montar uma apresentação de vendas, não deixe de:

Usar linguagem objetiva e clara

Ninguém tem tempo a perder. É comum que muitos gestores tenham muitas reuniões ao longo de um único dia. Por isso, seja direto no que você está propondo, destaque pontos chaves e informações que serão relevantes para o cliente.

Investir no uso de gatilhos mentais

Urgência, escassez e autoridade: esses são os principais gatilhos mentais do marketing. Aproveite para usá-los e impactar o cliente, mostrando que o seu produto ou serviço se destaca no mercado; que o valor que está sendo cobrado é por tempo limitado; e que você tem total propriedade no assunto apresentado.

Mostrar algumas provas sociais do seu produto ou serviços por meio de cases de sucesso

Nada melhor do que mostrar a eficácia e os resultados gerados pelo seu produto ou serviço através de cases de sucesso. Inclua alguns na sua apresentação de vendas para mostrar que, na prática, o que você está mostrando funciona comprovadamente.

Criar slides atrativos e intuitivos para a apresentação

Um bom design chama a atenção. Então, na hora de montar a sua apresentação de vendas, crie slides atrativos e intuitivos. Nunca coloque muitos elementos em um único slide, pois isso causa confusão. É muito mais fácil prestar atenção em algo que é visualmente organizado. Use algumas cores, formas e imagens chamativas.

Conhecer muito bem o seu público-alvo

Faça uma pesquisa sobre o perfil comportamental dos clientes ideais do seu negócio e monte um mapa mental com os principais desafios enfrentados por eles. Assim ficará mais fácil incluir na apresentação de vendas, de forma assertiva, como o seu produto ou serviço irá resolver os problemas deles.

Apresentar soluções e benefícios do seu serviço ou produto

Não esqueça de incluir na sua apresentação, de forma clara, todos os benefícios do que você está oferecendo. O cliente quer soluções, então mostre isso a ele e as reforce na hora de falar.

5 dicas para se preparar emocionalmente para uma apresentação de vendas

Você já ouviu falar em inteligência emocional? Trata-se da capacidade de reconhecer nossos sentimentos e os das outras pessoas para, então, poder lidar adequadamente com nossas emoções, tanto em relação a nós mesmos quanto às pessoas com as quais nos relacionamos.

Quando aplicada às vendas, a inteligência emocional está associada à consciência e ao gerenciamento das situações, além da capacidade de estar no controle da negociação e garantir o fechamento da venda, mostrando equilíbrio, autoridade no assunto, segurança e sabedoria no trato com o próximo.

Sabemos que em uma apresentação de vendas é comum ficar nervoso. Por isso, é importante ter ciência das nossas emoções, para que elas não atrapalhem na hora de mostrar um produto ou serviço. Também não é do dia para a noite que você irá adquirir esse controle. Tudo é prática e autoconhecimento.

Confira a seguir algumas dicas para se preparar emocionalmente para uma apresentação de vendas e colocar a inteligência emocional em prática!

1. Não entre na defensiva

É comum, ao se deparar com muitos questionamentos, colocar-se na defensiva e perder o foco da situação. Por isso, caso o cliente faça muitas perguntas sobre o que você está apresentando, respire fundo e ouça atentamente. Dúvidas não são um mau sinal, então se mantenha focado e demonstre empatia ao responder.

2. Desenvolva o autocontrole

Para ter mais segurança na hora de realizar uma apresentação de vendas, vá preparado: conheça em detalhes todos os produtos ou serviços que você está vendendo, além dos diferenciais competitivos do seu negócio. Ao ter tudo na ponta da língua, você demonstrará ter total controle e propriedade sobre o que está sendo dito, gerando mais confiança, tanto para você, quanto para o cliente.

3. Crie um roteiro da sua apresentação de vendas

Outra parte da preparação para apresentar algo é fazer um breve roteiro dividido em tópicos com o que será mostrado, e em qual ordem. Assim, na hora de falar, você se sentirá mais seguro. Caso algo não saia como planejado, tente contornar a situação da melhor maneira possível. Erros acontecem e todos estamos suscetíveis a cometê-los. Nessas horas, improvise ou peça para fazer uma pequena pausa para, então, retomar a linha de raciocínio.

4. Dê um tempo de qualidade para você mesmo

Um dia antes da apresentação de vendas, descanse e tente desligar a cabeça do trabalho. Faça uma caminhada, pratique um esporte que você gosta, assista ao seu filme preferido, ouça música ou simplesmente não faça nada. É importante dar um tempo para a sua mente depois de tanta preparação. Procure dormir cedo também para estar bem descansado e arrasar na sua apresentação.

5. Otimize seu tempo com a apresentação de vendas

Deixar para fazer grande parte da apresentação de última hora é um grande causador de estresse e ansiedade, sentimentos que em nada irão te beneficiar. Planeje a sua apresentação com antecedência e, caso necessário, faça apenas pequenos ajustes de última hora.

Outra boa dica é criar um modelo de apresentação que será usado como base para futuras demonstrações e, depois, só incluir informações relevantes aos slides, de acordo com o público-alvo ou as necessidades de cada cliente. Isso irá otimizar o seu tempo.

Agora que você sabe como se preparar para uma apresentação de vendas, não deixe de se inscrever em nosso site para ter acesso a outros conteúdos sobre Vendas & Marketing, entre eles como BIG DATA pode impactar nos seus negócios.