Você já passou por algum período confuso, sem saber o que fazer, para onde ir ou como se definir? Assim como acontece com as pessoas, é comum que as empresas sofram com crises de identidade, chamadas de crise organizacional. Descubra neste artigo os principais fatores que influenciam isso a acontecer e como superar essa fase.
O que é identidade organizacional?
A identidade organizacional é o conjunto de características únicas que cada empresa carrega, como: trajetória, filiais, técnicas e métodos usados, produtos ou serviços, identidade visual, metas, propósito, missão, valores.
Ou seja: todas as características que fazem com que uma marca seja reconhecida pelos clientes, público, parceiros e colaboradores são componentes da identidade de uma empresa.
A identidade organizacional deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa para que se possa organizar e definir estratégias que a coloquem em prática, e garantam que ela seja mantida.
Quais fatores podem desencadear problemas de identidade organizacional?
Os problemas de identidade em uma corporação podem ser causados tanto por fatores externos, quanto internos. Crises globais, por exemplo, são exemplos que cabem no primeiro grupo. Nesses casos, a empresa não tem controle sobre o que acontece ou vai acontecer, ficando suscetível a sofrer consequências no ambiente organizacional.
Outro fator muito comum que costuma resultar em crises de identidade organizacional diz respeito ao crescimento significativo da empresa. Quando uma instituição surge, o número de funcionários ainda é pequeno, o que facilita o estabelecimento de relações sólidas e boa comunicação entre colaboradores, gestores e donos.
Além disso, nos primeiros anos de atividade, o propósito que motivou a abrir o negócio ainda está intacto e aflorado na mente dos fundadores, repercutindo por toda a organização.
Ao crescer, a dinâmica da empresa muda: é preciso contratar mais funcionários, mudar a estrutura, adaptar processos e sistemas. Quando isso tudo ocorre, é normal que a instituição passe por uma crise de identidade que vai exigir a readaptação de seus valores iniciais.
Outro grande causador de crises de identidade organizacional é a resistência de se adequar às mudanças tecnológicas e do mercado. Quando isso ocorre, os processos organizacionais se tornam confusos e defasados, prejudicando a identidade da companhia como um todo.
Como superar uma crise de identidade corporativa?
Saber gerenciar crises, advindas das mais variadas vertentes, pode ser considerada uma das mais importantes atividades da gestão empresarial. Esse gerenciamento exige estudos prévios, análises, planejamentos e estratégias de contingência. Confira algumas dicas a seguir.
1. Fortaleça a cultura organizacional da empresa
A cultura organizacional baseada em valores como ética, transparência e responsabilidade é essencial nessa hora de crise e confusão identitária. Faça uma reavaliação dos valores corporativos para garantir que eles estejam presentes no discurso do dia a dia, nos treinamentos, nos processos seletivos, nas decisões da companhia, nos compromissos das equipes.
Empresas com cultura organizacional bem estruturada sofrem menos com consequências ocasionados por crises, tanto as causadas por fatores externos, quanto internos; conseguem se inovar com maior facilidade e tomar decisões mais assertivas.
2. Invista em um plano de gerenciamento de crise
O gerenciamento de crise é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise, e tem como principal objetivo minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação.
Um plano de gerenciamento de crise deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e precisa ser estruturado logo no início das atividades do empreendimento. É importante que ele contenha uma pesquisa de mercado, concorrentes, possíveis cenários-problema e soluções.
3. Em um momento de crise, foque na solução
É comum diante de um problema querer apontar um culpado para a situação. Porém, ao se deparar com uma crise de identidade, o primeiro passo é focar na solução. Reúna a equipe necessária para superar a adversidade e realize reuniões periódicas com os departamentos para levantar possíveis resoluções.
4. Tenha diretrizes claras, mas as revisite quando preciso
Toda empresa deve ter valores, missão, metas e visão bem definidos e compartilhados com todos os colaboradores. São esses fatores que compõem a base de uma cultura organizacional alinhada e norteiam o negócio rumo a realização de seus objetivos.
É importante de tempos em tempos revisitar essas questões para saber se elas ainda estão de acordo com a realidade e as metas do empreendimento; e se estão alinhadas com o mercado. Caso contrário, não hesite em fazer mudanças.
Agora que você já sabe o que é uma crise organizacional, os principais fatores que a desencadeiam e como superá-los, que tal se aprofundar em 3 técnicas que contribuem para o seu negócio atingir metas e resultados rapidamente? E não deixe de se cadastrar em nosso site para não perder nenhum conteúdo sobre Vendas & Marketing.