5 dicas para otimizar o seu funil de vendas e vender mais

Aliar etapas bem definidas do funil de vendas a gestão de marketing de um negócio é essencial para entender como a jornada de compras do público funciona, qual a taxa de conversão e quais medidas a empresa deve adotar ou melhorar em cada fase para conquistar clientes, ter um bom relacionamento com eles e fechar mais negócios. 

Neste artigo, separamos 5 dicas para otimizar o seu funil de vendas e vender mais, além de relembrar como essa estratégia funciona.

Como funciona o funil de vendas?

O funil de vendas é dividido em 3 partes principais: topo, meio e fundo. Cada uma delas representa uma fase da jornada de compra de um cliente em potencial.

O topo do funil é conhecido como a etapa de descoberta, pois representa o primeiro contato com a marca. Aqui, é importante investir em conteúdos educativos, como ebooks, infográficos e planilhas, que despertem no seu cliente em potencial a consciência de que ele tem um problema e precisa resolvê-lo. 

Já o meio do funil, esse cliente em potencial da etapa anterior já tem consciência de sua necessidade e busca maneiras de como saná-la. Aqui, a função da empresa é ajudar esse público com conteúdos úteis que contenham dicas e técnicas relacionados ao seu produto/serviço: como ele funciona; como usá-lo no dia a dia; quais as características dele.

Por último, no fundo do funil o cliente em potencial está a ponto de tomar uma decisão para solucionar um problema que ele descobriu ter lá no topo do funil. É a etapa de fechar negócio. Nessa fase, o time comercial entra em ação para conduzir a negociação e apresentar uma oferta irresistível.

5 dicas para otimizar o seu funil de vendas

Para obter os melhores resultados para o seu negócio e fidelizar cada vez mais clientes, é preciso otimizar os processos. Além de te ajudar a economizar tempo e dinheiro, a otimização do funil de vendas possibilita desenvolver ações mais assertivas que geram mais lucro e reconhecimento da sua marca no mercado. Então, anote essas dicas para colocá-las em prática e ver a sua empresa crescer!

1. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas na hora de firmar e divulgar uma marca no mundo. Você não precisa estar em todas elas, mas sim naquela que faz mais sentido para o seu negócio e o seu público. 

2. Faça uma pesquisa de mercado para definir o seu público ideal

Para impactar um público específico com o seu produto é preciso conhecê-lo antes. Isso irá possibilitar que você vislumbre quais os principais problemas e dores dessa parcela de pessoas, e crie uma linha editorial assertiva para comunicar como a sua empresa tem a solução ideal para elas. Assim você irá atrair clientes que têm a intenção de fechar negócio com você.

3. Crie conteúdo de valor para gerar leads

Depois de entender qual rede social faz mais sentido para o seu produto, invista na criação de conteúdos informativos e educacionais sobre o seu produto ou serviço. O marketing de conteúdo é a essência de toda a estratégia do funil de vendas, então é possível desenvolver pautas que contemplem todas as três etapas principais da jornada de compra, gerando awareness e, posteriormente, fechando negócio. 

Aposte em conteúdos que apresentem, em detalhes, o seu produto; como usá-lo no dia a dia; quais soluções ele traz; quais os diferenciais da marca. Conteúdos em formato de e-book, checklist e infográfico são boas maneiras de informar sobre o seu produto ou serviço e gerar leads.

Outra dica é compartilhar depoimentos de clientes que já usam e gostam da sua marca. Opiniões compartilhadas são provas sociais que despertam curiosidade e geram confiança.

Não esqueça de aplicar mecanismos para que o conteúdo alcance mais pessoas. Por exemplo, ao produzir um post de blog, otimize os mecanismos de busca e aplique técnicas de SEO no texto; ao publicar algo no Instagram, use hashtags e invista em imagens que chamem a atenção.

4. Analise resultados frequentemente

De nada adianta insistir naquilo que não dá certo. Por isso, é importante sempre analisar os resultados daquilo que está sendo feito para que você não coloque tempo, dinheiro e energia em algo que não traz resultados para a sua empresa. Caso alguma estratégia não esteja dando certo, não desanime. Aproveite a oportunidade para criar novas soluções.

Lembre-se de que não existe fórmula mágica para vender com eficiência ou captar clientes. No mundo do marketing e das vendas, o trabalho feito, em sua grande maioria, é orientado pela tentativa e erro até encontrar aquilo que funciona e gera resultados.

5. Saia da bolha e fique atento ao que acontece à sua volta

Para finalizar, uma dica de ouro que muita gente não dá importância: esteja atento ao que acontece no mundo para aumentar o seu repertório. Leia bastante sobre diferentes assuntos, aprenda algo novo sempre que puder, inspire-se com o que os seus concorrentes estão fazendo e com o que outras pessoas fora do seu segmento andam criando e comunicando na internet.

Agora que você sabe como otimizar o seu funil de vendas para vender mais e fidelizar clientes, leia sobre 5 sinais que é a hora de rever os processos da sua empresa. Aproveite e inscreva-se em nosso site para ter acesso a outros conteúdos imperdíveis sobre Marketing & Vendas.