Negócio sazonal: descubra como lucrar o ano todo

Quem empreende ou deseja empreender deve estar ciente dos principais desafios que essa atividade possui. Com negócios sazonais, não poderia ser diferente. Quando o empreendimento é regido pela sazonalidade, é preciso ter algumas estratégias na manga para manter a regularidade nas vendas e obter lucro o ano todo, independente dos fatores externos.

Como funcionam os negócios sazonais?

Todo negócio é um investimento permanente que, de tempos em tempos, precisa se reinventar para manter a competitividade no mercado. Quando falamos de negócios sazonais, o planejamento a curto, médio e longo prazo precisa ser ainda mais preciso, uma vez que o sucesso desse tipo de empreendimento muda conforme as épocas do ano ou, até mesmo, de acordo com as demandas dos consumidores.

Bons exemplos de negócios sazonais que lucraram muito foram as empresas que investiram na produção de máscaras para a pandemia de Covid-19. Porém, com o avanço da vacinação do país e a diminuição de casos graves, muitas delas fecharam as portas recentemente.

Mas nem todo empreendimento sazonal possui a mesma trajetória. Inclusive, uma das grandes vantagens desse tipo de negócio é a possibilidade de se adaptar às necessidades do consumidor de acordo com determinadas condições, como estações do ano, tendências do mercado e datas comemorativas. 

Um setor que sabe muito bem como lidar com as flutuações sazonais é o turismo. A alta temporada proporciona ganhos excelentes, grande taxa de ocupação em pousadas e hotéis, e uma lucratividade que, muitas vezes, é suficiente para a sobrevivência do negócio mesmo em períodos de pouca movimentação.

Investindo em tecnologia e soluções personalizadas para viagens (hospedagem, passagens aéreas e aluguel de carro), como a Kontrip faz, é possível atrair público o ano inteiro. Além de oferecer um atendimento personalizado com consultores especializados, ágeis e dedicados 24h por dia, a Kontrip oferece facilidades para gestão de viagens e relatórios; e sistema de pagamento centralizado, destinado à compra de passagens aéreas. Tudo em uma única plataforma que otimiza a vida do viajante.

Outras medidas muito usadas por empresas do ramo de turismo são definir públicos diferentes para cada temporada, receber ou realizar eventos em hotéis, investir em ofertas nos períodos de baixa temporada e aproveitar eventos turísticos regionais.

5 dicas para manter um negócio sazonal o ano todo

Algumas estratégias podem auxiliar os negócios sazonais para que o empreendedor tenha lucro o ano todo, e não apenas em um período determinado. Confira algumas delas a seguir!

1. Defina o seu nicho principal

A primeira etapa é definir qual será o seu nicho principal e, então, mapear quais produtos ou serviços serão explorados dentro deste nicho. Assim é possível fazer um planejamento mais assertivo e decidir quais os períodos sazonais mais interessantes para o seu negócio, e como adaptá-lo para ser sempre lucrativo.

Por exemplo, uma marca que, inicialmente, nasceu com o objetivo de confeccionar roupas para o verão pode se planejar para investir em coleções que supram as necessidades do consumidor em outras estações ou épocas festivas do ano, como o Ano Novo, período em que a procura por vestimentas brancas aumenta.

2. Invista em marketing sazonal

O marketing digital é essencial para alavancar qualquer negócio e fazer com que uma marca alcance mais pessoas. No caso de empreendimentos sazonais, é importante que os responsáveis por esse setor na empresa conheçam muito bem todas as funcionalidades, características e vantagens do produto ofertado para investir em conteúdo e campanhas digitais nos períodos adequados.

A dica é conhecer o perfil dos seus consumidores e criar um calendário anual com todas as datas comemorativas e eventos relevantes para o seu negócio, que possam ser explorados para aumentar as vendas. Algumas empresas de cosméticos, por exemplo, criam kits especiais com produtos para o Dia das Mães, Dia dos Namorados, e assim por diante.

Mesmo quando não há datas comemorativas à vista, o marketing é uma ótima ferramenta para incentivar o consumo mesmo fora de época, focando nos atrativos e soluções que o seu produto/serviço pode oferecer ao consumidor.

3. Fique atento às tendências do seu setor

Inovar é importante para manter um negócio competitivo. Por isso, procure sempre estar a par das novidades e tendências do seu setor de atuação. Assim é possível considerar a venda de produtos alternativos que podem ser integrados à estrutura do seu negócio, sem modificar a imagem ou essência da empresa.

4. Faça uma gestão financeira minuciosa

Quem tem um negócio sazonal precisa controlar as finanças de maneira minuciosa. Caso a sua empresa não precise de colaboradores o ano todo, uma alternativa é contratar profissionais por temporada ou freelancers apenas nos períodos de maior movimento, por exemplo.

Mantenha sempre os custos necessários apenas e conte com a tecnologia para te ajudar na hora de fazer a gestão financeira. Algumas ferramentas existentes no mercado possibilitam centralizar todas as informações vitais desta área em um só lugar, facilitando a visualização de gastos, ganhos e previsões de lucro.

Outra dica importante é ter uma reserva financeira, uma vez que a diminuição no faturamento em determinados períodos deve ser esperada. Aumentar o capital de giro e diminuir as despesas nos momentos sazonais colaboram com a saúde do negócio.

5. Invista em uma boa estratégia de precificação

Com a popularização do e-commerce, ficou ainda mais fácil pesquisar e comparar preços. Por isso, de nada adianta subir os valores nas épocas em que há mais procura pelo seu tipo de produto ou serviço; os clientes irão sempre optar pela melhor oferta. Realize uma boa estratégia de precificação, faça promoções, ofereça cupons de desconto e descontos.

Agora que você leu sobre as melhores dicas para manter um negócio sazonal o ano todo, aprenda mais sobre pipeline e turbine as suas vendas com mapeamento. E não deixe de se inscrever em nosso site para ter acesso a outros conteúdos sobre Vendas & Marketing.