
O Big Data se tornou uma grande tendência no mundo dos negócios, possibilitando que as empresas tomem decisões com mais agilidade e assertividade. Porém, apesar de reconhecerem a importância de tratar dados, não é toda organização que sabe como lidar com eles: apenas 28% dos executivos os usam de forma correta.
O que é e como funciona o Big Data?
Podemos definir Big Data como uma grande variedade de dados que chegam à organização em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior. Esses dados podem ser textos, imagens, vídeos e áudios, vindos de diferentes fontes, como: cadastros de clientes, análises de mercado, redes sociais, dispositivos eletrônicos, processos internos ou até pesquisas em meios offline.
A maneira como essas informações são traduzidas e os insights extraídos desses dados podem ajudar os empreendedores a melhorar o desempenho do seu negócio.
Imagine uma empresa de logística. Ao cruzar os dados dos sensores veiculares, dos mapas, da geolocalização e os requisitos das encomendas dos clientes, é possível escolher o melhor caminho para realizar uma entrega, otimizando as distâncias percorridas e o prazo de entrega.
Informação é poder e, por isso, o empreendedor que sabe usar Big Data sai na frente da concorrência, garantindo maior lucratividade e vantagem competitiva.
O conceito de big data considera três grandes pilares:
- Volume. Big Data é sobre lidar com uma grande quantidade de dados relevantes e que têm peso para a tomada de decisões;
- Velocidade. Como estamos falando em grandes volumes de informação, a velocidade da coleta, organização e análise precisa ser proporcional;
- Variedade. No big data, os dados possuem origens e formatos distintos.
Para que os dados obtidos se transformem em informações inteligentes, o uso de ferramentas de Big Data são imprescindíveis para que as informações sejam integradas, gerenciadas e analisadas da melhor maneira para o negócio.
Afinal, como o Big Data pode impactar os negócios?

Qualquer empresário precisa levar a sério o gerenciamento de dados, pois uma análise assertiva permite otimizar todas as etapas na cadeia de valor de um empreendimento, desde o desenvolvimento de produtos, até o relacionamento com os clientes e prospects.
Além disso, ao investir em Big Data, a empresa tem a oportunidade de fazer um bom controle de qualidade e entender melhor como o público se sente em relação ao seu produto ou serviço, podendo aperfeiçoá-lo de acordo com as necessidades e apontamentos dos consumidores.
Outro ponto importante é como o Big Data auxilia na construção de um bom relacionamento com clientes. Através da análise das mídias sociais da marca ou de programas de recompensas, por exemplo, é possível identificar os produtos que têm mais ou menos saída, traçar um perfil do público e, assim, gerar ofertas personalizadas ou criar campanhas de marketing rentáveis.
Agora, se a preocupação do empreendedor é com o gerenciamento de riscos da empresa, o Big Data também aparece como uma alternativa efetiva. Por meio de uma análise preditiva, que é possível graças a coleta e análise de dados, fica mais fácil obter e analisar relatórios de mercado, possíveis desafios e cenários de risco, e quais as melhores resoluções.
O Big Data também se faz útil na tomada de decisões ao possibilitar que os negócios acompanhem a repercussão de estratégias e entendam o que funciona e o que não funciona, aprimorando assim suas decisões para obter melhores resultados e aumentar vendas.
No setor financeiro, o Big Data auxilia no controle de orçamentos e no gerenciamento dos recursos disponíveis.
3 dicas para implementar Big Data no seu negócio
Adotar Big Data traz uma série de benefícios para os negócios. Quem quer implementar a tecnologia não pode deixar de conferir 5 dicas essenciais antes de mergulhar no maravilhoso mundo dos dados:
1. Identifique os desafios e necessidades do seu negócio
Faça uma avaliação dos processos do seu negócio, quais são os desafios e necessidades. Depois, crie uma lista separando os principais problemas por ordem de urgência. Ao fazer isso, ficará mais fácil planejar as suas ações e saber por onde começar.
2. Faça as perguntas certas para determinar os objetivos da análise de dados
Com tantos dados que você pode coletar, é fácil se perder. Por isso, faça as perguntas certas para obter as respostas adequadas. Atente-se somente às métricas mais importantes para não se confundir com tanta informação.
3. Pesquise bem antes de escolher a ferramenta ideal
Uma boa ferramenta de Big Data coleta, processa, analisa e armazena dados com segurança, agilidade e precisão. Pesquise bem antes de escolher o software e dê atenção para avaliações de outros usuários.
Agora que você já sabe o que é e os impactos do Big Data nos negócios, não deixe de baixar gratuitamente o nosso e-book e descubra quais as tecnologias que estão sendo usadas para uma gestão de sucesso.
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