Redução de custos: o que é e como aplicar na sua empresa

Em uma empresa, reduzir gastos vai muito além de simplesmente cortar despesas. É preciso fazer um bom planejamento para que qualquer mudança feita não impacte negativamente na qualidade do serviço ou produto oferecido. Afinal, o principal objetivo de limitar gastos é manter ou aumentar a lucratividade, evitando desperdícios. 

Neste artigo vamos te mostrar a importância de reduzir custos e como aplicar isso no seu negócio.

O que é redução de custos e qual a sua importância

A redução de custos envolve práticas que permitem entender como as despesas de um negócio funcionam e, assim, conseguir cortar aquelas que não trazem resultados positivos para a empresa, sem comprometer seus pilares fundamentais e objetivos.

Muitas vezes, custos muito altos estão ligados a problemas internos, como: falta de planejamento, contratos de serviços e fornecedores muito acima da média do mercado, desperdício de materiais e falta de investimento em tecnologias que possibilitem otimizar processos internos. Por isso, o primeiro passo para colocar isso em prática é elaborar um plano de gestão de custos.

Reduzir custos está diretamente ligado à boa saúde financeira do negócio, pois é a partir dessa redução que a empresa consegue se manter competitiva no mercado e crescer, mesmo em tempos de crise ou em meio à incertezas. Confira a seguir alguns dos principais benefícios da redução de custos para a sua empresa:

Aumento da lucratividade

Ao eliminar as despesas desnecessárias, os lucros da empresa tendem a aumentar de forma natural, mesmo se as vendas do seu produto ou serviço permanecerem no mesmo nível. 

Melhora na qualidade dos serviços prestados

Uma boa gestão de custos permite que a empresa invista naquilo que faz mais sentido para o negócio, seja melhorando a qualidade de um serviço ou produto que tem mais saída; seja focando em melhorias no atendimento ao cliente, por exemplo.

Sua empresa se torna mais competitiva

Ao reduzir custos desnecessários, o negócio acaba tendo mais oportunidades para investir em áreas que podem trazer mais lucros – como marketing, prospecção de clientes e anúncios online para divulgação da sua marca – e, consequentemente, torná-lo mais competitivo no mercado.

4 dicas para reduzir custos no seu negócio

Empreender reduzindo custos não é uma tarefa simples, mas com as dicas certas é mais que é mais do que possível identificar para onde está indo um investimento equivocado e alcançar o sucesso focando naquilo que traz resultados reais. Confira agora 7  dicas para localizar e reduzir custos no seu negócio.

1. Mapeie os processos internos

O primeiro passo para reduzir custos é ter ciência de todos os processos internos que acontecem na sua empresa e o quanto de investimento é destinado a cada um deles. Por isso, faça um mapeamento de todas as atividades executadas. que são executadas. Assim poderá será possível identificar possíveis gargalos e identificar despesas desnecessárias que podem ser cortadas.

2. Faça uma planilha com todos os custos atuais

Só é possível reduzir quando você consegue visualizar onde estão as despesas. Por isso, faça uma planilha com todos os custos fixos (aqueles que estão diretamente ligados à prestação de serviços ou produção, como matéria- prima, equipamentos, mão de obra); e com todos os custos variáveis (conta de energia, telefone, água, softwares).

3. Se você trabalha com estoque, otimize-o

Se o seu negócio tem como base a venda de produtos, faça uma avaliação do estoque para que nada fique sobrando ou faltando. Esse gerenciamento permite economizar gastos com manutenção e armazenamento, por exemplo. Às vezes, não há tanta demanda e, mesmo assim, as empresas mantêm um estoque gigantesco. Nesse caso, além dos produtos acabarem estragando ou se tornando inutilizáveis, há também um gasto desnecessário que é desembolsado para armazenar tais itens.

4. Invista em tecnologia para automatizar processos e avalia as tecnologias já usadas na sua empresa

Existem no mercado muitas ferramentas tecnológicas que podem ser úteis na hora de automatizar tarefas repetitivas, aliviar funcionários, agilizar demandas, otimizar tempo e desburocratizar processos. Pesquise e invista naquela que faz mais sentido para o seu tipo de negócio. 

Por outro lado, se você já utiliza tecnologias no dia a dia da empresa, faça uma avaliação para saber se elas são efetivas e otimizam processos, ou se não fazem diferença alguma na rotina. Às vezes algumas empresas utilizam dois ou mais softwares, por exemplo, e apenas um deles traz resultados.

5. Fique de olho nos custos variáveis

Como comentamos acima, os custos variáveis dizem respeito às contas de água, energia e materiais utilizados no dia a dia, como papel, caneta, grampeador. Invista em lâmpadas e torneiras mais econômicas e desligue aparelhos eletrônicos da tomada ao sair do escritório, evitando deixá-los no modo stand by.

6. Negocie com fornecedores

Muitas vezes, substituir um parceiro apenas pelo preço, desconsiderando a qualidade do produto ou serviço, pode acarretar em despesas maiores e prejudicar a sua marca. Por isso, ao invés de simplesmente trocar um bom fornecedor que está com você há tempos por outro, tente negociar preços. Caso não dê certo, faça uma boa pesquisa de mercado antes de escolher outro parceiro, avaliando prós e contras.

7. Invista em planejamento financeiro

Para que todas as dicas acima funcionem, é preciso planejamento financeiro. Estipule metas periódicas (mensais, quinzenais, anuais) para gerar relatórios e analisar os resultados daquilo que está sendo feito no dia a dia da sua empresa. Outro ponto importante é ficar sempre de olho no fluxo de caixa para monitorar, com frequência, as finanças do negócio.

Agora que você já sabe a importância de reduzir custos e como fazer isso, aprenda a calcular custos fixos e variáveis e tenha mais sucesso nos seus negócios. E não esqueça de se cadastrar em nosso site para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre Finanças & Administração.