5 sinais de que é hora de rever os processos da empresa

Uma boa gestão de processos e operações possibilita identificar gargalos operacionais e obter informações que permitem entender o funcionamento e alcançar metas. Por isso, quando os resultados gerados pela empresa não são os ideais, é hora de rever processos e tomar decisões. Confira neste artigo 5 sinais de que chegou este momento.

O que é Reestruturação Organizacional?

Quando a impressão é de que a empresa continua estagnada, longe de atingir os objetivos pré determinados e gerar bons resultados financeiros, mesmo após fazer algumas mudanças, é sinal de que os processos corporativos estão defasados e uma reestruturação organizacional precisa ser feita. 

Essa reestruturação é o ato de aplicar uma série de medidas em todas as áreas de uma empresa, modificando processos e sistemas da organização, por meio da aplicação de medidas para que as bases de dados, os controles e relatórios gerenciais funcionem de forma mais eficiente, auxiliando na tomada de decisões por parte de seus gestores.

O conceito de reestruturação organizacional abrange, também, mudanças de mentalidade e de cultura de uma empresa e, para que funcione, é preciso que todos os colaboradores estejam envolvidos. Além disso, essa reestruturação é uma consequência comum às novas demandas dos consumidores, à concorrência, às novas ferramentas tecnológicas. Afinal, o mercado está sempre em evolução.

5 sinais de que é hora de mudar

Insistir em algo que não traz resultados é perder tempo e dinheiro. É preciso estar atento aos sinais para que o timing perfeito da mudança não seja perdido e o gestor não perca tudo o que foi construído até ali. Mudar faz parte do empreendedorismo e a modificação certa, pode revolucionar o seu negócio.

Confira agora 5 sinais de que é hora de rever os processos da empresa e agir.

1. Falta uma liderança ativa na empresa

Quando gestores, coordenadores, supervisores e diretores desconhecem a realidade de dentro e fora do negócio –  desde qual contratado ocupa tal cargo, como está o volume de trabalho nos setores e quais são os indicadores de desempenho, até o que os concorrentes estão fazendo ou as tendências do mercado –, é o primeiro indicativo de que há uma desconexão por parte da empresa com a realidade. E isso não é bom sinal.

Para que uma empresa se destaque e gere lucros, é importante que os cargos de liderança sejam ocupados por profissionais capacitados, que deem feedbacks para os colaboradores e estejam a par de tudo o que acontece, acompanhando resultados e tomando decisões no dia a dia que impactem positivamente os resultados obtidos pela empresa.

2. Os colaboradores estão ociosos ou sobrecarregados

São dois extremos prejudiciais para a empresa. Colaboradores ociosos ou desconectados de suas funções geram gastos desnecessários; por outro lado, funcionários sobrecarregados acabam ficando estressados e insatisfeitos, impactando diretamente na produtividade.

3. Os processos internos são confusos

Quando o colaborador não entende a importância ou a finalidade de sua função, fica difícil enxergar como seu trabalho impacta todo o sistema operacional da empresa. A falta de clareza sobre o destino final do que está sendo feito é consequência de processos internos confusos e mal definidos. Lembre-se que trabalhar com propósito e consciência dos atos é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

4. O ciclo de vendas está muito longo

Já falamos por aqui sobre a importância de otimizar o funil de vendas para vender mais. Dividi-lo em 3 partes, topo, meio e fundo, é essencial para entender como a jornada de compras do público funciona, qual a taxa de conversão e quais medidas a empresa deve adotar ou melhorar em cada fase para conquistar clientes, ter um bom relacionamento com eles e fechar mais negócios.

Se a empresa está com problemas para vender produtos ou serviços, é hora de reavaliar a estratégia de vendas e associá-la a uma gestão de marketing eficiente.

5. Há mais reclamações do que elogios

Se os colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes estiverem insatisfeitos com a empresa, é hora de se questionar. Feedbacks funcionam como um termômetro para saber como está a qualidade dos processos do empreendimento. Ouvir essas pessoas é muito importante para entender o que pode ser melhorado.

Agora que você descobriu como identificar os sinais de que é hora de rever os processos da sua empresa, não deixe de se inscrever em nosso site para ter acesso a outros conteúdos que vão te ajudar a alavancar o seu negócio. E que tal começar sabendo um pouco mais sobre os melhores aplicativos de marketing para empreendedores?