
Será que está na hora do seu empreendimento passar por uma transformação digital? Investir em serviços de tecnologia de qualidade é um grande impulsionador para os negócios. Empresas que implementam soluções tecnológicas chegam a registrar um aumento na receita de 60% a mais em comparação com as organizações que descartam o investimento.
E a previsão é de que cada vez mais empreendimentos invistam em tecnologias para otimizar e aprimorar os processos corporativos. Uma pesquisa da Deloitte feita com cerca de 500 empresas constatou que 96% delas têm a pretensão de investir seus faturamentos em transformação tecnológica ainda este ano.
Neste artigo você vai descobrir os grandes benefícios de incorporar tecnologias ao dia a dia do seu negócio, quando é o momento de colocar isso em prática e por onde começar.
Benefícios da tecnologia nos processos corporativos
Além de aumentar a receita dos negócios, como mencionamos no começo deste texto, investir em tecnologia traz uma série de benefícios para as organizações, como o aumento da produtividade operacional; eficiência nas estratégias; otimização dos processos; aumento da satisfação dos clientes; maior competitividade e oportunidades de negócio; redução de custos.
Sinais de que é hora da sua empresa investir em tecnologia

É comum ouvirmos por aí que o futuro é digital. Mas, na verdade, o presente que é. A tecnologia oferece um apoio crucial para as empresas, seja por meio da automação de processos, ou da geração e do tratamento de dados.
Se você sente que o seu negócio não vai para frente; que a tomada de decisões é algo difícil de fazer; ou possui muitos impeditivos que dificultam a fluidez da rotina de trabalho, a transformação digital pode ser a solução. Separamos alguns sinais que indicam que é hora da sua empresa investir em tecnologia.
1. Muito tempo gasto em processos repetitivos e burocráticos
Nosso tempo é algo precioso. Se, na rotina da empresa, existem processos repetitivos ou meramente burocráticos que exigem horas de dedicação, a tecnologia pode diminuir o tempo utilizado nessas atividades por meio da automatização.
Assim, os colaboradores deixam de investir tempo em atividades que podem ser automatizadas e passam a colocar seus esforços em práticas que possibilitam trazer mais resultados para a empresa, como buscar novos clientes e dedicar-se a tarefas complexas ou estratégicas.
2. Informações valiosas estão dispersas ou são perdidas
Uma alternativa para centralizar e organizar informações relevantes para o bom funcionamento do negócio é investir em tecnologia. No mercado, existem softwares que executam essa função com apenas alguns cliques, o que acaba otimizando tempo também.
3. A improdutividade é uma constante
Quando o negócio tem funcionários sobrecarregados ou que estão investindo seus esforços em processos que podem ser automatizados, a improdutividade passa a ser um fator constante. Aqui é importante avaliar a raiz do problema e se questionar: qual tarefa demanda mais tempo da equipe? Qual área precisa de mais atenção? Em que parte do processo as coisas ficam travadas?
4. É quase impossível tomar uma decisão assertiva
Quando há falta ou desorganização de dados, resultados e informações, fica difícil criar estratégias para liderar o negócio rumo aos seus objetivos. Com sistemas de autoaprendizagem, as máquinas são capazes de analisar dados e localizar padrões nas decisões humanas e, a partir disso, auxiliarem na tomada de decisões assertivas de acordo com as metas e necessidades do negócio.
5. O relacionamento com seus clientes é quase nulo
Quando a empresa não consegue criar e manter um bom relacionamento com os clientes, ou tem dificuldade para prospectar novos, é hora de investir em tecnologia. A inteligência artificial permite integrar canais de comunicação e centralizar os dados de seus leads, possibilitando um atendimento personalizado ou armazenando informações para uma abordagem mais certeira com os prospects.
Como começar a investir em tecnologia
Antes de querer adotar todas as soluções disponíveis no mercado, é preciso planejamento e estratégia. Primeiro, tenha bem claro qual é o objetivo do seu negócio e quais os recursos disponíveis para investir em tecnologia.
O segundo passo é entender o mercado atual: o que está acontecendo no seu setor, quais as necessidades do seu público, quais as tecnologias que estão emergindo e como os seus concorrentes estão se comportando.
É importante, também, saber tudo o que acontece na sua empresa, quem é responsável pelo quê; como é a dinâmica de trabalho dos colaboradores. Assim será possível ver quais áreas estão defasadas, quais delas podem ser automatizadas e quais precisam de mais investimento, além de ficar mais fácil identificar quais as reais necessidades que precisam de soluções urgentes.
Fique de olho nos feedbacks, tanto dos colaboradores, quanto dos clientes. A opinião de alguém que está inserido no dia a dia do negócio, e a de quem tem uma visão externa da organização, podem ser muito valiosos e ajudar na implementação de melhorias.
É importante lembrar que, para evitar problemas futuros, é essencial conhecer o histórico dos fornecedores antes de escolher uma ferramenta tecnológica para chamar de sua. Pesquise sobre o tipo de suporte oferecido pelo fornecedor, desde a implementação até o acompanhamento posterior. Informe-se, também, sobre as atualizações do sistema escolhido.
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