5 soft skills que todo gestor de operações precisa ter

A gestão de operações é uma prática que envolve o planejamento, execução e monitoramento de ações dentro de uma empresa. Por isso, quem escolhe atuar nessa área precisa estar apto para implementar estratégias e processos adequados em toda a organização, além de ter algumas habilidades essenciais.

Neste artigo você vai descobrir as principais soft skills que um gestor de operações precisa ter para se destacar na profissão.

Afinal, o que são skills?

Skills são habilidades, competências ou qualificações que uma pessoa precisa ter para se destacar profissionalmente.

As chamadas soft skills representam um conjunto de competências comportamentais necessárias para se ter uma boa relação com outras pessoas, e para entender a si mesmo, englobando tanto a inteligência interpessoal, quanto a intrapessoal. 

Ou seja, as qualificações conhecidas desta categoria de habilidades estão relacionadas ao comportamento e ao emocional do colaborador. 

Já as hard skills são competências técnicas que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Trata-se do conhecimento que aprendemos na sala de aula, em cursos ou treinamentos técnicos. 

É importante lembrar que ambas se complementam e formam um gestor de processos qualificado para enfrentar os desafios da profissão e exercer um bom trabalho no dia a dia da empresa. Quanto mais qualificação tiver, melhor!

Qual a importância das hard skills e soft skills para uma empresa?

Quando um gestor de operações consegue alinhar habilidades técnicas com competências comportamentais, ele é capaz de liderar, ter comprometimento, responsabilidade e tomar decisões com mais segurança e assertividade.

Ao combinar conhecimentos técnicos da função à criatividade, uma soft skill muito valiosa, o gestor pode pensar em estratégias e soluções fora da caixa para resolver um problema nos processos logísticos da empresa, por exemplo.

5 soft skills que todo gestor de operações deve ter

A figura de um gestor é de extrema importância nas empresas. Afinal, esse profissional deve ser um bom líder para todos, pois é com ele que os colaboradores devem poder contar quando algum problema surgir ou quando novas medidas precisam ser adotadas para obter os resultados esperados. 

Confira algumas das soft skills que todo bom gestor de operações deve ter.

Comunicar com clareza e assertividade

Saber como se comunicar de forma clara e objetiva é uma habilidade essencial que todo gestor de operações deve ter. A partir de uma conversa franca com os colaboradores é possível ganhar insights em processos de tomada de decisão e categorizar informações para entender o que acontece em cada setor.

Capacidade de tomar decisões rapidamente

Um gestor capaz de tomar decisões com rapidez é aquele que sabe trabalhar sob pressão e tem controle emocional. Tal habilidade faz toda a diferença na rotina corporativa, já que assim que um problema surge, é preciso manter a cabeça fria e formular uma resposta rápida para resolvê-lo. 

Saber (e gostar) de lidar com pessoas

Boa comunicação e facilidade com os relacionamentos interpessoais também são habilidades obrigatórias para um gerente de sucesso. Saber lidar com pessoas de forma efetiva, considerando, com sensibilidade, as diferenças de temperamento, origem, educação e capacitação de cada uma, faz toda a diferença para o gestor e para as pessoas que com ele convivem no ambiente de trabalho.

Ser organizado e ter disciplina

Manter a organização, tanto no ambiente corporativo, quanto na metodologia de trabalho, impacta positivamente no desenvolvimento profissional, na produtividade diária e na qualidade dos resultados. 

Já ter disciplina irá auxiliar o gestor a zelar pela manutenção da organização do ambiente, ter foco nas atividades do dia a dia e alcançar metas.

Agora que você sabe quais são as soft skills que todo gestor de processos precisa ter para alcançar o sucesso, não deixe de se cadastrar em nosso site para não perder nenhum conteúdo sobre Operações e Processos. Aproveite também para entender mais sobre como uma boa gestão de processos pode ajudar a otimizar o melhor proveito da sua equipe.