Economia colaborativa: vantagens e como aplicar nos negócios

A economia colaborativa já movimenta US$ 15 bilhões anualmente. Cada vez mais, novos negócios aderem a este modelo econômico que tem previsões de chegar a US$ 335 bilhões até 2025. 

Neste artigo você vai entender mais sobre economia colaborativa, as principais vantagens desse tipo de negócio e como aplicá-la na sua empresa.

O que é economia colaborativa?

Também conhecida como economia compartilhada, o conceito de economia colaborativa surgiu na Europa sendo atribuído

a serviços ou produtos cujo acesso é feito, principalmente, por compartilhamento ao invés da aquisição.

A economia colaborativa preza por plataformas de compartilhamento em que serviços e produtos podem ser utilizados com qualidade e de forma justa. Alguns exemplos são: Airbnb, Uber, DogHero, Netflix, Spotify e os cada vez mais populares coworkings.

Esse modelo de negócio possibilita

criar novas relações econômicas e é feito, principalmente, na forma de aluguel, empréstimo ou em outro formato de negociação. 

A economia colaborativa pode ser aplicada em três diferentes frentes:

  • Nicho de reaproveitamento: quando itens em boas condições são passados adiante para ser reutilizados;
  • Mercado de produtos e serviços: consiste no compartilhamento de um bem ou de um serviço, como nos exemplos citados acima;
  • Habilidades compartilhadas: quando há a troca de um serviço por outro.

Vantagens da economia colaborativa


A economia colaborativa está diretamente ligada ao combate do consumo excessivo e à sustentabilidade. 

Além de estimular o debate de questões tão importantes diante da crise climática que vivemos, e auxiliar na redução do impacto ambiental, esse modelo de economia possui outras grandes vantagens, como: diminuição do lixo gerado, democratização do acesso a serviços e redução de custos para as empresas que adotam esse modelo de negócio.

Quero aplicar a economia colaborativa no meu negócio. Como faço?

Primeiro, para adotar a economia compartilhada em seu negócio, é preciso deixar para trás qualquer modelo organizacional tradicional. Então, faça uma avaliação dos processos corporativos que acontecem na sua empresa, adequando-os ao modelo colaborativo.

Ao invés de trocar os computadores da sua empresa com frequência, por exemplo, experimente alugar as máquinas. Além de economizar, você ajuda o planeta não descartando mais lixo eletrônico.

Uma grande tendência é de que a tecnologia, aliada à economia compartilhada, diminua cada vez mais os custos das empresas no decorrer dos anos. Por isso, investir em ferramentas tecnológicas para otimizar processos e adotar uma gestão financeira eficiente são ótimas maneiras de sair na frente da concorrência economizando.

Como uma das bases da economia colaborativa ou compartilhada é a troca ou inclusão de bens ou serviços, uma boa dica é investir em parcerias que possam somar ao seu negócio.

Por fim, não se esqueça da experiência do usuário, um dos pilares mais importantes da economia colaborativa. Opte por ações que tornem as relações com o consumidor mais personalizadas e satisfatórias, como faz Kontrip, ao oferecer soluções para viagens corporativas de acordo com as necessidades do viajante.

Agora que você já sabe o que é economia colaborativa e como aplicá-la na sua empresa, não deixe de se cadastrar em nosso site para não perder conteúdos especiais, como, por exemplo, um passo a passo para colocar as finanças do seu negócio em dia.